terça-feira, 30 de outubro de 2012

642 things to draw

Receber prendas é bom. Admito, é uma coisa que eu aprecio... bastante!
E este ano recebi uma prenda que adorei. Trata-se de um livro em branco. 
Não é um bloco de desenho, é um livro em branco, com 642 coisas para 
desenhar. Perfeito para mim!

Acabou-se a desculpa "não desenho porque não sei o que desenhar". 

Abre uma página e trabalha, apre!



A string quartet
An Ottoman

A full house

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Isto é o meu corpo - Exposição em Aljustrel


Este é o aspecto da minha sala, neste momento. Pela primeira vez sinto a necessidade de ter um atelier a sério, que isto de estar em casa a trabalhar é pouco produtivo. Ou porque há roupa ou louça para lavar, ou coisas para arrumar, chão para limpar, enfim, qualquer desculpa serve quando queremos fugir ao trabalho.
E assim decidi arranjar um atelier. Mas foi preciso arranjar um atelier para que o trabalho só fizesse sentido em casa...
São retratos de mulheres, feitos para a exposição que vou inaugurar dia 9 de Novembro, em Aljustrel, com a minha tia e escultora Noémia Cruz.
É uma exposição no feminino, e sobre o feminino.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Istanbul: dia 1 - continuação


Decidimos aproveitar o que nos sobrava da noite. Depois de abandonarmos as malas numa hostal de wc's partilhadas, com muito mau aspecto, mas que se revelou bastante séria, seguimos à passeata numa Istanbul nocturna, cheia de lojas fechadas. Não havia nada para ver a não ser as ruas.
Apanhámos a Istiklal Caddesi, e seguimos rumo à ponte Galata, que nos levaria à parte velha da cidade. Avistámos, na outra margem do Corno Dourado, a Yeni Cami, a primeira de muitas mesquitas que veríamos nesses cinco dias.

domingo, 21 de outubro de 2012

Istanbul: dia 1


A chegada a Istambul aconteceu no dia 1 de maio de 2011. Não chegámos a tempo das comemorações, e o nosso estômago acabou por nos conduzir a um mini-hambúrguer de borrego (maravilhoso e de mau aspecto), acompanhado dos primeiros de muitos chás de maçã (o famoso apple tea) e Narguilés (o equivalente à Shisha marroquina).
Alguém me devia pagar pela publicidade que faço a Istambul, mas aquilo vale mesmo a pena...

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Lisboa --> Barajas

A propósito de ilustrações não publicadas, deixo aqui a primeira de muitas, feitas em Istanbul em 2011.
A viagem foi feita com o intuito de se publicar um livro de ilustração sobre Istanbul, com quatro autores: Eu, Catarina França, Pedro Fernandes (Pef) e Pedro Loureiro.
Caminhamos para o segundo ano e a edição não aconteceu, por isso chegou a hora de pôr os cadernos a apanhar ar! Pode ser que um dia a edição aconteça!



























1º dia

Fomos de Lisboa para Madrid, a caminho de Istanbul.
Encontrá-mo-nos às 9h00, e bem antes da hora estávamos no aeroporto de Lisboa a fazer o check-in. Seguimos para o Astrolábio, e por lá fizemos a nossa primeira despesa, e o nosso primeiro desenho. Seguimos para o embarque e com ele o primeiro atraso. Continuámos a desenhar, vangloriando-nos da sorte que tínhamos, pois enquanto os outros angustiavam nós aproveitávamos para desenhar. Embarcámos atrasados, não tivemos direito a uma comidinha, um carinho que fosse, e uma hora depois estávamos em Barajas para o transfer que nos levaria a Istanbul. Cinco horas depois continuávamos em Barajas. Desenhámos, inventámos interesse onde ele não existia. Depois de uma alimentação duvidosa, algumas cervejas, uma boa dose de amêndoas vindas da minha Páscoa  e três mudanças de horários, conhecemos o S33. Homem pequeno, bigode farfalhudo, t-shirt vermelha, português sabichão. Até ao fim da noite foi a nossa musa. Musa de longe, que ninguém tem paciência para sabichões...
O voo foi cancelado.
A notícia, dada por um personagem cadavérico desenhado por Egon Shiele, veio como um balde de merda nas nossas cabeças.
Seguimos para o hotel, num autocarro que parecia repetir o caminho vezes sem conta, como que dominado por um fantasma a querer-nos ingrupir. S33 era o homem que só nós víamos, o fantasma de um homem perdido e maltratado no aeroporto de Barajas, com estórias sobre o Egipto e a Roménia. Então o voo, foi bom? estão a gostar de Istanbul? A pergunta, cheia de uma ironia sabichona, repetiu-se por duas vezes e o silêncio da resposta acompanhou-se de um sorriso cínico e um sentimento de estupidez.
Depois de cambiarmos os cartões dos quartos, descemos ao caballo, onde duas cervejas e um martini nos embalaram finalmente até aos quartos.
O dia de aquecimento não podia ter sido mais lateral, mas nunca se viram quatro pessoas tão felizes depois de lhes cancelarem um voo!

Madrid - Barajas: 01h51  01/05/2011

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Não publicados

É uma pena quando ficam ilustrações de lado a aguardar publicação. Infelizmente, acontece mais do que seria de esperar. Este já não vai ser publicado, definitivamente, por isso aproveito para o mostrar aqui.
Mais "não publicados" virão em breve!